Personalização

Pode enviar em arquivo no programa original que foi feito, de preferência em vetor (Illustrator, CorelDraw) e arquivo aberto, ou seja, editável. Não são todos os produtos que permitem upload de arquivo e os que permitem estão especificados no título do próprio produto e o tamanho certo para sua arte será especificado nos gabaritos disponibilizados para cada produto personalizável.

O Grupo Tiliform imprime em Cromia, Pantone e Cromia + Pantone com impressão em até 10 cores, dependendo do produto. Somente no caso de etiquetas, as impressões são em até 3 cores e bobinas em até 4 cores.

Para identificar as cores, é preciso conhecer as diferenças entre elas.

cromia
também chamada de impressão CMYK é a mistura de azul, magenta, amarelo e preto e resulta em uma grande variedade de cores a partir de porcentagens dessas cores.

Uma cor Pantone
é uma tabela de cores primárias criada pela empresa Pantone Inc. com numeração específica que serve para identificar a tonalidade de cor exata (100%) evitando variações de cores na impressão. Por exemplo: quando você tem um logotipo numa cor pantone você assegura que a mesma cor será utilizada em qualquer mídia, mantendo sua identidade visual. O sistema Pantone permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas dourado, prata e as fluorescentes.

Produtos que tem a possibilidade de personalização são aqueles em que você pode subir um arquivo ou personalizar um modelo pronto, no caso nossos rótulos se encaixam nas duas situações pois existem rótulos que só precisam que você suba sua arte de acordo com os gabaritos disponibilizados abaixo da descrição do produto, sua arte deve estar no mesmo tamanho que o gabarito para que seja iniciada a produção do produto. No caso de ser um modelo pronto, você terá uma arte padrão como base e poderá editar as informações presentes nos textos do produto e imagens, para deixar  o produto com a cara de sua empresa. Na edição de modelos prontos você escolherá as caraterísticas do produto e após isso haverá um botão no final da página dizendo para personalizar seu produto, após clicar nesse botão você será redirecionado para a parte de edição onde poderá mexer nas informações do produto.

No momento de desenvolver as embalagens é essencial entender as diferenças entre rótulos e etiquetas. Isso porque a opção por rótulo ou etiqueta implica em aspectos como apelo de consumo, tipos de acabamentos e forma de aplicação sobre a embalagem.

Todos estes fatores impactam na percepção do produto pelo consumidor. Além disso, a qualidade da rotulagem ou etiquetagem do produto deve ser adequada às condições às quais ele estará exposto durante o transporte, shelf life e consumo.

Deste modo, antes de definir entre rótulo x etiqueta, é fundamental ter em mente que produtos sujeitos à exposição à umidade, baixas temperaturas e outras condições extremas e adversas devem receber uma solução adequada.

O rótulo ou etiqueta escolhido deve levar em conta estes aspectos. Assim, deve ser confeccionado em material capaz de perdurar diante destas condições. A gráfica contratada para execução do serviço deve ser capaz de informar sobre as melhores opções em materiais de rótulos e etiquetas para cada caso.

Além disso, a opção por rótulo ou etiqueta pode impactar no orçamento, resultando em variações no valor final de venda do produto. Portanto, atributos como o poder de compra do público-alvo e as margens desejadas para o lucro com a venda do produto devem ser levados em consideração no momento da escolha entre rótulo ou etiqueta.

Além, destes itens, para determinar qual a solução ideal para o seu produto, veja as informações a seguir.

Especificidades do rótulo

Os rótulos são indicados para produtos de maior apelo comercial. Isso significa que são empregados nas embalagens que necessitam de um aspecto estético mais refinado.

Assim, os rótulos são mais do que um meio de transmitir informações. Eles são empregados como soluções para despertar o desejo de consumo.

Eles permitem a aplicação de uma grande variedade de recursos gráficos e de comunicação visual. Assim, podem se adequar aos objetivos de comunicação e identidade visual da marca com grande facilidade.

Os rótulos podem ser desenvolvidos também com cortes e formas diferenciados. Assim, eles agregam mais informação e refinamento ao design da embalagem do produto.

Atributos do uso da etiqueta

As etiquetas são recursos mais simples. Ainda assim, elas podem atender a diversas funções, fixas ou temporárias, na embalagem dos produtos.

Quando utilizadas em detrimento aos rótulos, elas aceitam menor diversidade de aplicação de acabamentos e são mais utilizadas apenas para transmitir as informações requeridas pelos órgãos competentes e identificar a marca.

Além disso, podem ser empregadas complementarmente aos rótulos. Neste contexto, as etiquetas podem transmitir informações promocionais, códigos de barra, códigos QR, informações adicionais sobre composição e validade, etc.

Elas também são muito úteis para controle interno. É possível utilizar as etiquetas para identificação de números de registro e de processos do ciclo de vida do produto e de sua embalagem. Deste modo, é importante sempre escolher etiquetas com propriedades adesivas adequadas para o tipo de uso aos quais se destinam.

Aqui você pôde notar que a principal diferença entre os rótulos e as etiquetas é que os rótulos são soluções mais sofisticadas, enquanto as etiquetas oferecem um caráter mais funcional.


Aqueles que não estão familiarizados com o processo de impressão de materiais gráficos podem achar que basta criar um design bonito e enviá-lo para a gráfica. No entanto, uma etapa crucial e às vezes esquecida por esses clientes é o processo de arquivamento da arte final. Pular esse estágio pode causar grandes atrasos e perda de qualidade.

No entanto, para aqueles que não estão acostumados com o processo, pode sim ser uma etapa bem complicada, afinal, são tantos formatos que podem ser selecionados no momento do fechamento de um trabalho, que fica difícil decidir qual o ideal para ser enviado à gráfica.

Pensando nisso, separamos algumas informações essenciais para que você entenda os principais formatos de arquivamento e extensões para que a impressão do seu material não perca a qualidade.

Primeiro de tudo: qual a diferença entre arquivos abertos e fechados?

Se você entrar em contato com uma gráfica, provavelmente em algum momento, esses termos serão abordados. Mas o que significa cada um deles para o seu material?

Arquivos abertos

Esse termo abrange todos aqueles formatos que permitem que alterações sejam realizadas no projeto. Os mais comuns são os arquivos AI (Adobe Illustrator) e PS (Adobe Photoshop).

Arquivos fechados

Nesse caso, os arquivos enviados para as gráficas já são o resultado final da arte e, por isso, não permitem qualquer tipo de edição ou modificação no conteúdo. Os arquivos fechados são os mais indicados para impressão. Os formatos mais comuns são:

JPEG (Joint Photographic Experts Group)

O .jpg é uma das extensões mais utilizadas para arquivos de imagem e possui alguns níveis de compactação, tanto para web quanto para impressão. No entanto, esse formato não é o mais indicado para impressão de artes gráficas, isso por que ele resulta em uma grande perda de qualidade, tamanho e informação quando fechado. Ainda, o JPEG não suporta imagens vetorizadas, mas permite a utilização de escalas CMYK, RGB e Grayscale.

RGB

RGB refere-se a Vermelho, Verde e Azul, também conhecidas como cores primárias.

RGB

O RGB funciona como uma propriedade aditiva para criar novas cores, ou seja, quando mais você aumenta o valor ou adiciona os componentes RGB, maior a quantidade de luz adicionada às imagens.Esse perfil de cores é usado para qualquer tipo de gráfico que deve ser visualizado em uma tela.

CYMK

CMYK refere-se a ciano, magenta, amarelo e preto e é o perfil de cores mais utilizados para impressão.

CMYK

Diferente do RGB, a escala CMYK se baseia no processo subtrativo, ou seja, ao invés de adicionar luz, ele subtrai o pigmento. Dessa forma, quando você obtém 100% das 4 cores, o preto sólido é criado.

É importante usar o CMYK para suas necessidades de impressão, pois as impressoras não funcionam adicionando luz, mas subtraindo pigmentos da cor base do preto. Portanto, as cores RGB não podem ser transferidas diretamente para produtos impressos.

Grayscale

Grayscale ou escala de cinza é a coleção ou a gama de tons monocromáticos (cinza), variando de branco puro na extremidade mais clara a preto puro na extremidade oposta. A escala de cinza contém apenas informações de luminância (brilho) e nenhuma informação de cor. A escala de cinza também é conhecida como acromática

PNG (Portable Network Graphics)

Diferente do JPEG, o PNG permite imagens com fundo transparente, proporciona uma boa qualidade na hora da compactação, sem perder suas informações. Esse formato foi desenvolvido, principalmente, para utilização na internet, portanto não suporta CMYK e, por isso, não é o mais indicado para impressão em gráficas.

EPS (Encapsulated Postscript)

O EPS é um dos formatos ideais para impressão, pois ele tem a capacidade de incorporar tanto as informações em bitmap quanto as informações vetorizadas. Apesar de suas características serem bem parecidas com o PDF (veremos mais a frente), ele ainda é muito indicado para situações onde não se sabe se os programas utilizados para a leitura ou edição do arquivo são da mesma plataforma. Esse formato pode ser obtido no Photoshop, CorelDraw ou Illustrator.

TIFF (Tagged Image File Format)

O TIFF é um dos formatos mais completos para a impressão de artes gráficas, isso por que ele é utilizado para o armazenamento de imagens de alta qualidade e por isso, evita que os arquivos percam a qualidade. Ele é suportado por (praticamente) todos os softwares gráficos e suporta também a compactação de imagens vetorizadas. Diferente dos demais, ele também suporta todas as escalas de cores.

Adobe PDF (Portable Document Format)

Um dos formatos (se não, o principal) mais utilizados para impressão de artes gráficas, o PDF é um padrão utilizado em escala global. Devido à sua flexibilidade, ele pode ser acessado por meio de diversos aplicativos, sendo o principal software de leitura desse formato, o Adobe PDF Reader. O PDF é o formato mais indicado para processos de impressão pois ele preserva todos os elementos do design: layout, imagens, fontes, gráficos e bitmaps, tudo com alta qualidade e precisão; no entanto, para que isso aconteça, é necessário que o arquivo seja fechado. Como dissemos anteriormente, quando fechado, o arquivo passar a ser imutável, ou seja, o arquivo não sofre nenhuma alteração; para isso, basta salvá-lo na variação PDF/X1-A.

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